Imprensa
12/05/2011

O nosso Zeperri em filme – Jornal Notícia do Dia

Escalas na Capital. Documentário sobre o escritor e aviador Saint-Exupéry estreia hoje.

por Dariene Pasternak – Jornal Notícias do Dia

FLORIANÓPOLIS — A passagem do famoso escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944) por Florianópolis povoa o imaginário ilhéu, especialmente de pescadores do Campeche, até hoje, e não à toa o piloto recebeu aqui o apelido carinhoso e manezinho de Zeperri. Agora a ligação do autor de “O Pequeno de Príncipe” se faz mais concreta e conectada a um projeto maior de memória. O primeiro passo será dado hoje, com o lançamento do documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri”, no Paradigma Cine Arte, na Capital, com a presença das sobrinhas-netas do piloto, Hélène de Sèze e Isabelle d’Agay.

Dirigido por Branca Regina Rosa, com roteiro de Delmar Gularte e argumento da pesquisadora Mônica Cristina Corrêa, o vídeo é baseado em documentos históricos e depoimentos de brasileiros e franceses. Corrobora para a versão da passagem de Exupéry pela Ilha na primeira metade do século 20, quando trabalhava no correio aéreo para a Companhia Aéropostale. Mas o filme extrapola a simples comprovação. “Antes de tudo, o documentário fala das relações humanas”, enfatiza a diretora.

É a oralidade que conduz a narrativa desse colecionador de aventuras. “Tudo que lida com Saint-Exupéry tem que passar pelo mito e a lenda. Não se consegue tratar dele só baseado em documentos. Ele foi um escritor ficcional, com uma vida que é uma sucessão de acontecimentos misteriosos até a sua morte”, pontua Mônica. Pós-doutora em língua e literatura francesa, ela veio de férias a Florianópolis há quatro anos e ficou intrigada com a história de Zeperri e deu início ao projeto.

A produção estreou em Toulouse, na França, em março, e deixou boas impressões. “Foi emocionante ver os testemunhos de pessoas que contam o que os meus pais contavam”, comentou Isabelle. “As pessoas ficaram emocionadas e sensibilizadas em saber que existe esse carinho por Antoine no Brasil”, completou Hélène.

A próxima etapa do projeto é transformar a casa de pilotos da Aéropostale, localizado na esqui¬na das avenidas Pequeno Príncipe e Campeche, no Campeche, no memorial de Saint-Exupéry. “Das bases que Aéropostale tinha pelo mundo, onze só no Brasil, só restou esta de pé”, contou Mônica. “É genial saber que aqui nesse pedacinho do Brasil se preserva até mesmo a pista de voo”, diz Hélène. O restauro da casa está em andamento. (Colaborou Carol Macário)

Clique para ler a matéria completa