Após visita, FloripAmanhã pede o tombamento do antigo Casarão dos Pilotos

Jornal ND • Fim de Semana, 29 e 30 de Junho de 2024 • Pág. 6

Após visita, FloripAmanhã pede o tombamento do antigo Casarão dos Pilotos

Último exemplar do Brasil, localizado no Campeche e já tombado pelo município, deve agora receber reconhecimento estadual

A Associação FloripAmanhã visitou as instalações do Casarão Aeropostale, no Campeche, juntamente com o presidente da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), Rafael Nogueira. Depois disso, formulou a solicitação de Tombamento Estadual do prédio. O documento agora será submetido à equipe técnica da fundação. “O bem já é protegido como patrimônio histórico pelo município de Florianópolis, mas seu reconhecimento como patrimônio estadual irá contribuir para a preservação de importante parte de nossa história, testemunha concreta dos fatos relacionados com o início da era da aviação mundial e sua transposição oceânica”, alega o presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho.

O “Antigo Casarão dos Pilotos”, como é conhecido, é o último exemplar remanescente do conjunto de edificações similares construídas no Brasil. Localizado na esquina da avenida Pequeno Príncipe com a avenida Campeche, no Campeche, ele fazia parte do conjunto de campo de pouso e equipamentos que serviam de apoio aos aviões franceses que pousavam no Campo de Aviação. Foi utilizada como refeitório e, durante o período de utilização pela companhia aérea, abrigava os pilotos e foi residência do mecânico-chefe francês e sua família.

Com a descontinuidade do uso original, a casa abrigou uma escola municipal, que teve como primeira professora Carolina Inácia de Jesus Heerdt, que também morava no local. Ao longo do tempo, o casarão abrigou famílias em situação de vulnerabilidade, grupo de jovens e adultos, posto de saúde e assistência social, conselho comunitário, delegacia, posto telefônico da Telesc e, finalmente, a intendência e o Grupo de Mães e de Idosas que promovem encontros no local atualmente.

PRESERVAÇÃO

Nos últimos anos, a comunidade trabalhou pela preservação e recuperação do casarão, pedindo a criação de um centro cultural e social. Um levantamento arquitetônico completo chegou a ser feito, bem como um projeto de restauração e de ampliação, além da criação de um espaço-memória da aviação. Mas apesar dos esforços, ainda não foi possível dar sequência à restauração efetiva do prédio. “O reconhecimento pelo governo do Estado vai contribuir para unir esforços no sentido de garantir a preservação da edificação para as gerações futuras”, enfatiza Salomão.

—–

Resumo:

Para celebrar o aniversário de Antoine de Saint-Exupéry, nascido em 29/06/1900 (Lyon/França), Florianópolis deu mais um passo em prol do restauro do casarão Aéropostale, também conhecido como “Popote”, onde ele esteve algumas vezes. Esse é o último exemplar de casa dos pilotos da Aéropostale no Brasil e será um centro cultural para homenageá-lo.

—–

Pour célébrer l’anniversaire d’Antoine de Saint-Exupéry, né le 29/06/1900 à Lyon, en France, Florianópolis a franchi une nouvelle étape en faveur de la restauration de l’ancinne maison de Aéropostale, également connu sous le nom de “Popote”, où il a séjourné à plusieurs reprises. Il s’agit du dernier exemplaire de la maison des pilotes de l’Aéropostale au Brésil et il sera transformé en un centre culturel en son honneur.



Fale com a AMAB
contato@amab-saint-exupery.com
Publicado em 29/06/2024

Tags: , , , ,