Aulas de Francês no Campeche – Florianópolis
“Não precisas prever o futuro, mas permiti-lo.” – escreveu o autor Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), conhecido no mundo inteiro por sua obra O Pequeno Príncipe (1943) e outras, que retrataram sua profissão também de aviador.
Com o intuito de “permitir” um futuro melhor aos jovens que frequentam a Escola Municipal Eudardo Gomes no Campeche, onde Saint-Exupéry pousou algumas vezes seu avião, bem como seus companheiros, a FUNDAÇÃO ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY PARA A JUVENTUDE (FASEJ), sediada na França e presidida pelo sobrinho e afilhado do escritor, Senhor François d’Agay, firmou convênio e parceria com a ALIANÇA FRANCESA DE FLORIANÓPOLIS e a PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. O principal objetivo do convênio é que sejam ministradas aulas de francês aos alunos que se interessem em aprender o idioma e conhecer melhor os valores de Saint-Exupéry. Assim, adolescentes de 11 a 15 anos terão a oportunidade de aprender em horários extracurriculares, uma hora e meia por semana, durante três anos, a língua de um escritor que deixou profundas marcas na cultura do Campeche e de Florianópolis. Ao fim desse curso, estarão aptos a realizar o exame DELF Júnior na própria AF, que lhes permite obter, em caso de êxito, diploma vitalício reconhecido pelo Ministério de Educação da França. O financiamento do curso é assegurado pela FASEJ e toda a metodologia e didática pela Aliança Francesa, que enviará professor e fará a coordenação pedagógica, no que será assistida pela Prefeitura de Florianópolis. Os métodos serão adquiridos graças à doação da senhora Marie-Vincente Latécoère, da Fundação Latécoère, legado do empresário Pierre-George Latécoère, criador da grande empreitada da “Linha” em Toulouse (França).
A inauguração dos cursos está marcada para dia 19 de março, na própria escola Brigadeiro Eduardo Gomes, às 10h30min, já com o curso em andamento e em presença de autoridades. A iniciativa segue comemorações de efemérides: os 70 anos de publicação do Pequeno Príncipe; no mundo, a memória de Saint-Exupéry é celebrada. No Campeche, onde esteve presente e se relacionou com ilhéus e onde está a Avenida Pequeno Príncipe, o projeto pretende fincar bases para um futuro melhor; dia 20 de março é o dia Mundial da Francofonia, ou seja, dos países onde há presença da língua e cultura francesas.
Duas exposições sobre o tema serão abertas. Veja em: A Herança da Terra e O aviador e o pescador.