Eventos
06/03/2013

Exposição “A herança da Terra. Salvar o Planeta do Pequeno Príncipe”

Exposição “A herança da Terra – Salvar o Planeta do Pequeno Príncipe”

O Ministério da Cultura e Aliança Francesa de Florianópolis, em parceria com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude abrem a exposição “A herança da Terra”, no CIC, de 23 de março, aniversário de Florianópolis, a 13 de abril.

Duas datas comemorativas e um convênio marcam a inauguração da exposição em Florianópolis: o dia mundial da Francofonia (20 de março) e os 70 anos de publicação do livro O Pequeno Príncipe (1943). Além disso, a Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude, a Aliança Francesa de Florianópolis e a Prefeitura Municipal (Secretaria de Educação) celebram parceria para o ensino de francês no Campeche, onde Saint-Exupéry teria pousado algumas vezes, deixando marcas indeléveis na cultura local.

Concebida pelo escritor e historiador francês Jean Pierre Guéno, a exposição retrata as preocupações com o meio-ambiente que o autor do Pequeno Príncipe já demonstrava, de modo visionário, em sua época. Lindamente ilustrada com fotografias da Terra e do Universo feitas pela NASA, CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais do Governo francês) e ESA (Agência Espacial Europeia), e pelo renomado fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, a exposição “A Terra como herança” marca a atualidade da obra de Saint-Exupéry e enseja a reflexão sobre o destino do homem e da Terra.

O Ministério da Cultura e a Aliança Francesa de Florianópolis realizam, pela primeira vez no Brasil, com o patrocínio da Tractebel Energia (Lei Rouanet), essa exposição editada na França por Jerôme Pecnard a partir da concepção de Jean-Pierre Guéno, financiada pelo Museu de Cartas e Manuscritos de Paris em prol da Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude. A adaptação dos textos em português é de Mônica Cristina Corrêa (FASEJ em SC), com revisão de Cláudio Dutra (Marcca Comunicação).

QUANDO:

De 23 a 13 de abril, no CIC – Centro Integrado de Cultura

Terça a Sábado, das 10:00 H às 20:30 H ; domingos e feriados, das 10:00 H às 19:30 H

VERNISSAGEM: Aberto ao público em  23 E MARÇO, às 19:30 H

ONDE:

 Endereço: Avenida Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 – Agronômica – Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3953-2323

ETRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 48 3222 8925 OU www.affloripa.com.br ou www.zeperri.org

Trechos:

“Do fundo dos anos 1930-1940, o piloto-escritor exprime uma verdadeira compreensão de nosso planeta. Para ele, a ecologia não se limita à grama ou à floresta. Ele nos lembra de que o nosso ambiente não se resume à natureza que nos precedeu, e que é tempo de levar em conta o ambiente que construímos, seja urbano, social,  econômico, político, temporal ou espiritual. Gerir o nosso urbanismo, saber viver juntos e reforçar os laços sociais, consumir conscientemente, definir uma nova relação com o dinheiro e com o tempo, preferir ser a ter, aprender a preservar para transmitir a herança que recebemos, escapar ao nosso egocentrismo instintivo, que compromete o desenvolvimento da humanidade: tais são os desafios que temos e que foram elencados pela pena de Antoine de Saint-Exupéry, bem antes que só nos restasse a opção de enfrentá-los”.

“Saint-Exupéry e seu Pequeno Príncipe nos incitam a pensar que é preciso desenvolver uma ecologia da cidade, do dinheiro e das relações sociais, e até uma ecologia de nossa alma, não resumindo a ecologia a um olhar beato sobre uma semente, sem antes saber, até que germine, se prefigura a rosa ou o baobá, o paraíso ou o inferno. Neste século XXI, terceiro milênio da era cristã, e pelos 5 milhões de anos que lhe restam viver, é preciso salvarmos o planeta do Pequeno Príncipe, protegendo o homem de si mesmo: essa terra enxertada de esgotos e coberta de jardins, maquiada de sombra e de luz, de claridade e ambiguidades”.