Imprensa
16/05/2011

A história vence a lenda

16 de maio de 2011 | N° 9171

DOCUMENTÁRIO

A história vence a lenda

Documentário que registra a relação de Antonie de Saint-Exupéry com a Capital estreia com exibição grátis

O francês Antonie de Saint-Exupéry viajou o mundo como piloto do correio aéreo da França e ficou conhecido após publicar livros como O Pequeno Príncipe e Voo Noturno. Em Florianópolis, ele passou diversas vezes pela praia do Campeche. Essa relação entre o piloto e o Brasil é tema do documentário De Saint-Exupéry a Zeperri, que, de hoje até a próxima quinta-feira, será exibido gratuitamente no Paradigma Cine Arte, na Capital.

O filme, que possui cerca de 50 minutos, faz um apanhado geral da história de vida de Exupéry e também trata da relação do aviador com a Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século 20, quando trabalhava no correio aéreo para a Companhia Aéropostale, da França. Por conta de seu sobrenome de pronúncia difícil, os moradores de Florianópolis começaram a chamar Exupéry de Zeperri, e dali em diante ele passou a fazer parte das histórias da cidade.

Narrado pelo jornalista Delmar Goularte, o documentário é composto de depoimentos de brasileiros e franceses que tiveram contato com Exupéry, assim como de seus familiares. Também apresenta histórias contadas por populares, fotos e documentos históricos.

Com direção geral de Branca Regina Rosa e roteiro de Gularte a partir do argumento da pesquisadora Mônica Cristina Corrêa (PhD em Língua e Literatura Francesa pela USP), o documentário foi realizado com verbas da Lei Rouanet.

O filme faz parte de um projeto maior, que pretende restaurar o único casarão de pilotos das escalas da Aéropostale que permanece intacto, o do Campeche, conhecido como Popote. O restauro está em andamento sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Fundação Franklin Cascaes.

O média-metragem teve uma avant-première em Toulouse, na França, no dia 26 de março, durante o 23º Festival de Filmes Latino-americanos. Esta cidade foi sede da antiga Aéropostale e é considerada hoje a capital europeia do ar e do espaço.