Imprensa
16/11/2011

Aventuras ilustradas

Exposição relembra passagem do escritor e aviador Antopine de Saint-Exupéry pela Ilha.

por Pedro Santos – Jornal Notícias do Dia.

Florianópolis, 9 de novembro de 2011.

As aventuras acerca da passagem do célebre escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) em Florianópolis já foi tema de livros, filmes e peças de teatro. Agora, textos e ilustrações sobre o período em que o autor do clássico “O Pequeno Príncipe” fazia escalas na Ilha ganham uma abordagem lúdica e serão expostas no Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa. A mostra “O Aviador e o Pescador” abre amanhã e fica até dia 11 de dezembro.

Durante o tempo em que teria passado por Florianópolis, mais especificamente no Campeche, Sul da Ilha, Saint-Exupéry ficou amigo de alguns pescadores na praia do Campeche, com destaque para o pescador Deca que, como não conseguia pronunciar o nome do francês, adaptou Exupéry para Zeperri. Tudo ocorreu na década de 1920, quando um serviço de correio de uma linha área francesa, a Companhia Aéropostale, obrigava os pilotos a fazer pequenas escalas pelo Brasil. Um dos pontos de abastecimento era Florianópolis.

Baseado nesses fatos reais, a exposição, voltada ao público infantojuvenil, traz as ilustrações de Juliana Góes e textos de Mônica Cristina Corrêa, uma cronologia da vida e obra do escritor e também fotografias inéditas, cedidas pela Sucession Saint-Exupéry, que cuida, na França, da memória do escritor e aviador.

“É uma espécie de livro-exposição. Estamos atrás de patrocinadores para transformar essa exposição em um livro e trabalhar para manter a memória em torno de Exupéry”, destaca Mônica, curadora da mostra e também diretora do documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri”, que foi exibido em diversas cidades do Brasil, na França e também terá projeção durante a exposição no ateliê educativo.

“Depois de fazer o documentário, eu senti que faltava algo voltado a crianças e adolescentes. Algo que misturasse o conteúdo histórico com uma linguagem lúdica. Então surgiu a ideia da exposição”, conta Mônica.

Matéria veiculada no jornal Notícias do Dia