Imprensa
16/05/2011

Documentário aborda passagem de Saint-Exupéry pelo Campeche

A passagem do aviador Antoine de Saint-Exupéry pelo Campeche, na Ilha de Santa Catarina – até então registrada apenas na memória oral de antigos moradores da região – inspira audiovisual inédito que torna público um fato pouco conhecido na história do Brasil e da França. O documentário De Saint-Exupéry a Zeperri, lançado na quinta-feira (12/05), em Florianópolis, é o fio condutor de uma história de amizade que une os dois países. O filme poderá ser visto pelo público em exibições gratuitas de 16 a 19 de maio, às 18h, no Paradigma Cine Arte, em Santo Antônio de Lisboa.

Apresentado durante o 23º Festival de Filmes Latino-americanos em Toulouse, na França, em março, o documentário deixou boas impressões na cidade que foi sede da antiga companhia e que é hoje a capital europeia do ar e do espaço. Na capital catarinense, a estreia também impressionou a plateia, formada por moradores que contribuíram para o registro dos fatos históricos, jornalistas, políticos, admiradores da obra do escritor francês ou apaixonados pela aviação.

 

Entre os convidados da noite de estreia estavam Isabelle d’Agay e Hèléne de Sèze, sobrinhas-netas de Saint-Exupéry; o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz; o secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina, César Souza Júnior; e Getúlio Manoel Inácio, morador do Campeche que tornou conhecida a relação de amizade entre seu pai, o pescador Manoel Rafael Inácio (seo Deca) e o piloto do correio aéreo da Compagnie Génerale Aéropostale, carinhosamente chamado no Campeche pelo nome de Zeperri.

Com direção geral de Branca Regina Rosa e roteiro de Delmar Gularte, a partir do argumento da pesquisadora Mônica Cristina Corrêa (PhD em Língua e Literatura Francesa pela USP), o documentário foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) com o patrocínio da Tractebel Energia e da Celesc, contando com apoio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O filme foi elaborado com fins culturais para divulgação televisiva, e a exibição em Toulouse e Florianópolis tem como objetivo preservar a memória de fatos relevantes para a História de Santa Catarina e da França.

Em cerca de 50 minutos, o vídeo-documentário conta a trajetória de Antoine de Saint-Exupérry (1900 – 1944), autor de um dos livros mais traduzidos no mundo, O Pequeno Príncipe, e a relação do escritor com a Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século XX, quando trabalhava como piloto na Companhia Aéropostale. Na tela, imagens e documentos históricos, além de vários depoimentos de brasileiros e franceses que confirmam as passagens de Saint-Exupéry por Florianópolis.

Fonte: Fundação Franklin Cascaes