Imprensa
06/12/2011

Exposição mostra a passagem de Saint-Exupéry por Florianópolis e o contato com pescadores

Mostra “O Aviador e O Pescador” ocorre até 11 de dezembro, no Palácio Cruz e Sousa

Por Carol Macário – Jornal Notícias do Dia

Debaixo do mesmo céu, mas separadas por um grande oceano, duas crianças que um dia teriam seus caminhos cruzados brincavam cada uma a sua maneira e davam os primeiros passos no que à frente seria a concretização de seus destinos. Era o começo do século 20 na Ilha de Santa Catarina quando o filho de um pescador saía para o mar e aprendia os primeiros truques de uma boa pescaria. Distante dali, o pequeno Antoine já sonhava em desbravar os céus voando em sua pequena bicicleta. Essa é a história de “O Aviador e o Pescador”, exposição infanto-juvenil que apresenta a passagem do autor de “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944), por Florianópolis e seu contato com os moradores. A mostra fica aberta à visitação até o dia 11 de dezembro no Palácio Cruz e Sousa.

A exposição conta com ilustrações de Juliana Góes, que se baseou na pesquisa de Mônica Cristina Corrêa, representante da Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina, para elaborar desenhos inspirados no próprio estilo do autor francês que deram vida aos personagens. Amparados em fatos reais, os desenhos de Juliana e os textos leves e com linguagem simples de Mônica abordam o contato do aviador com os pescadores da praia do Campeche, no Sudeste da Ilha, durante os anos de 1929 e 1939. “Conseguimos trazer elementos reais das tradições locais para aproximar essa história das crianças. Muitas se admiram ao saber que Saint-Exupéry esteve realmente aqui”, afirma Mônica.

A cronologia da vida de Exupéry com os fatos mais importantes da sua vida vai sendo apresentada paralelamente, numa completa montagem fotográfica e outras referências ao aviador francês em uma bancada ao centro da exposição. As autoras da exposição também fizeram questão de tocar no tema da morte, muito presente na obra de Saint-Exupéry e geralmente assunto tabu com os pequenos. “As crianças são inteligentes e decidimos trabalhar com a verdade, pois é isso que Antoine fazia”, diz Mônica. Juliana, designer há anos, trabalhou a temática de maneira sutil, se utilizando de paisagens vazias e cores sóbrias. “Foi quase um ano de trabalho até chegar a esse resultado”, conta.

Serviço

O quê: Exposição infanto-juvenil “O Aviador e o Pescador”
Quando: até 11/12, terça a sexta, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 16h
Onde: Palácio Cruz e Sousa, praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis, tel. 3028-8091
Quanto: Gratuito

Leia a matéria completa