O Voo de Paula – Jornal Notícias do Dia
Nascida no mesmo dia do aviador e escritor francês Antoine Saint-Exupéry (1900-1944), 29 de junho, a manezinha Paula Vargas Barreto, 24 anos, vai alçar o voo mais alto de sua vida com ajuda do autor de “O Pequeno Príncipe” (1943). A Fundação Saint-Exupéry selecionou jovens de cidades que serviram de escalas à Aéropostale, pioneira na aviação, para patrocinar o estudo de manutenção de aviões na Air Formation, centro de ensino a distância da França, que tem parceria com a instituição. Paula conquistou uma vaga e terá formação reconhecida no mundo todo.
Ela diz-se apaixonada por esse universo desde jovem, quando era perguntada sobre que profissão gostaria de seguir. “Eu queria ser piloto de caça”, contou, achando graça.
Seu sonho não a deixou se afastar das aeronaves. É corretora de imóveis, mas estuda mecânica de aeronaves no Senai e já formou-se no curso de comissária de voo, profissão que resolver não seguir por querer participar ativamente dos procedimentos mais complexos que envolvem um voo. Há três anos fez curso de pilotagem. Tem 15 horas de voo.
Apesar do curso de 18 meses da Air Formation ser à distância, as provas são presenciais, o que vai levar Paula para Toulouse, na França, sede da empresa. “E ela será colocada no mercado de trabalho”, disse Mônica Cristina Côrrea, representante da Fundação Saint-Exupéry no Brasil. Paula também ganhou uma bolsa para o curso de francês da Aliança Francesa em Florianópolis… [leia o restante no link abaixo]
Download do PDF