Imprensa
16/05/2011

Site Portal da Ilha – Documentário sobre Saint-Exupéry estreia com sucesso em Florianópolis

Jornal Correio da Ilha

16/05/2011

Documentário sobre Saint-Exupéry estreia com sucesso em Florianópolis

A passagem do aviador Antoine de Saint-Exupéry pelo Campeche, na Ilha de Santa Catarina – até então registrada apenas na memória oral de antigos moradores da região – inspira audiovisual inédito que torna público um fato pouco conhecido na história do Brasil e da França. O documentário De Saint-Exupéry a Zeperri, lançado na quinta-feira (12/05), no Paradigma Cine Arte, num evento que contou com a presença de familiares do piloto francês, é o fio condutor de uma história de amizade que une os dois países.
Filme será exibido gratuitamente no Paradigma Cine Arte, em sessões gratuitas de 16 a 19 de maio, sempre às 18h

Entre os convidados da noite de estreia estavam Isabelle d’Agay e Hèléne de Sèze, sobrinhas-netas de Saint-Exupéry; o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz; o secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina, César Souza Júnior; e Getúlio Manoel Inácio, morador do Campeche que tornou conhecida a relação de amizade entre seu pai, o pescador Manoel Rafael Inácio (seo Deca) e o piloto do correio aéreo da Compagnie Génerale Aéropostale, carinhosamente chamado pelo nome de Zeperri.

Apresentado durante o 23º Festival de Filmes Latino-americanos em Toulouse, na França, em março, o documentário deixou boas impressões na cidade que foi sede da antiga companhia e que é hoje a capital europeia do ar e do espaço. Em Florianópolis, a estreia também impressionou a plateia, formada por moradores que contribuíram para o registro dos fatos históricos, jornalistas, políticos, admiradores da obra do escritor francês ou apaixonados pela aviação.

O advogado mineiro Bob Costa, 65 anos, que há quatro anos mora na capital catarinense, relembrou as quase três décadas dedicadas ao vôo, só que em ultraleves. “É um filme que tem alma e me fez chorar porque esse sempre foi o meu sonho. Eu me vi voando com ele”, disse, emocionado. O filme poderá ser visto pelo público em exibições gratuitas de 16 a 19 de maio, às 18h, no Paradigma Cine Arte.