Sobrinhas de Saint-Exupéry em Santa Catarina
Por: Luciana Haugg – Coluna Social Santa Catarina
Hélène de Sèze e Isabelle d’Agay, sobrinhas-netas de Antoine Saint-Exupéry, autor do celebre livro O Pequeno Príncipe, estiveram em Itajaí, para prestigiar uma sessão exclusiva para convidados do espetáculo de teatro de animação Um Príncipe Chamado Exupéry, apresentada pela Cia Mútua.
A peça foi apresentada no centro de eventos do Itajaí Shopping e as duas convidadas foram ciceroneadas pela diretora do empreendimento Susana Japour.
A peça é inspirada na vida do escritor e aviador francês Antonie Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944. Uma época que ainda não era famoso por seus livros. Antonie trabalhava para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. Entregava cartas entre a Europa e América do Sul, uma de suas escalas era praia do Campeche, em Florianópolis, onde ficou conhecido, entre os pescadores locais, como “Zeperri”.
Durante a exibição do espetáculo uma cena retrata a amizade do aviador com um pescador de Florianópolis. Mônica Longo e Guilherme Longo conseguiram levar o público numa extraordinária viagem, onde todos riram e choraram com a magnífica história deste grande homem.
Na quinta-feira (12/5), Hélène e Isabelle estiveram prestigiando a estréia em Florianópolis, do documentário De Saint-Exupéry a Zeperri. As sobrinhas-netas do aviador e escritor estavam acompanhadas pela Dra. em Línguas e Literatura Francesa da Universidade de São Paulo, Mônica Cristina Corrêa, que é a representante cultural da Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina. Mônica foi a responsável por toda pesquisa histórica e argumento do documentário e da peça. Tanto o documentário quanto a peça foram produzidos em Santa Catarina.
O documentário com direção de Branca Regina Rosa, teve sua avant-première, em Toulouse no último dia 26 de março, durante o 23º.Festival de Filmes Latino-americanos, o filme deixou boas impressões na cidade que foi sede da antiga companhia e é hoje a capital européia do ar e do espaço. Um processo de “jumellage” – tornar as cidades irmãs – está a caminho e deve concretizar-se em novembro, na França. Trata-se de tornar a cidade de Toulouse, por iniciativa de sua Prefeitura, irmã da cidade de Florianópolis. Em Toulouse, 2011 é consagrado a Saint-Exupéry e, em novembro, a jumellage aconteceria com o encerramento dessas festividades.