Imprensa
29/07/2011

Uma casa para Saint-Exupéry – Jornal Notícias do Dia

Memória. SC participa de evento para restauração de castelo onde piloto viveu

Florianópolis — A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina participa hoje de evento na França em que será anunciada a restauração do castelo de Saint-Maurice de Rémens, a 40 quilômetros de Lyon, onde o piloto e autor de “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry, passou a infância. O evento também é alusivo ao aniversário do piloto, nascido a 29 de junho de 1900.

Citado nas obras do piloto, o castelo foi vendido pela mãe dele em 1932 por necessidades financeiras. A Succession Saint-Exupéry e a Prefeitura de Saint-Maurice de Rémens vão dar início ao que será, em dois anos, o maior museu e centro cultural do mundo dedicado ao piloto.

Saint-Exupéry, que virou tema do documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri”, é parte da história do Campeche. Era no local, em uma antiga casa, que os pilotos da companhia aérea francesa Aéropostale, da década de 1920, repousavam e faziam as refeições.

A secretaria e a Sucession Saint-Exupéry no Estado, representada por Mônica Cristina Corrêa, tornarão a casa de pilotos do Campeche uma extensão do projeto. O governo catarinense se prontificou a fazer estudos e avançar as questões sobre a transformação da área no Campeche em complexo turístico, histórico e cultural. Além disso, dará apoio à prefeitura no restauro da antiga casa de pilotos para a instalação do “Memorial Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry”, projeto que deve ser concluído em 2012, e estudará destino adequado ao antigo terreno de pouso da Aéropostale.

Download do PDF