Imprensa
26/01/2012

Visita de Olivier d’Agay a Florianópolis, sobrinho-neto de Antoine de Saint-Exupéry, dias 26 e 27 de janeiro.

Pela primeira vez, o Governo do Estado de Santa Catarina- Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes em parceria com a SANTUR, com o apoio da

Da esquerda para direita: Monica Cristina Correa, Olivier D’Agay e Roseli

Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Cultural Franklin Cascaes e da Secretaria de Educação, recebe em Florianópolis Olivier d’Agay, sobrinho-neto do escritor-aviador Antoine de Saint-Exupéry.

Olivier d’Agay é diretor da Succession Saint-Exupéry, ocupando-se de todas as ações comerciais que envolvem os produtos derivados do Pequeno Príncipe e também das ações culturais pela memória de Saint-Exupéry no mundo. Vem a Florianópolis com o intuito de conhecer os antigos locais da Aéropostale, companhia francesa de correio aéreo par a qual trabalhava Antoine de Saint-Exupéry, a saber: o local do terreno de pouso (aeródromo) no Campeche e, sobretudo a antiga casa de pilotos, dita popote, situada na Avenida Pequeno Príncipe.

Olivier d’Agay receberá das mãos do superintendente do IPHAN, senhor Dalmo Vieira Filho, cópia do documento de aprovação sem restrições para o projeto de restauro e revitalização da antiga casa dos pilotos (popote), que acaba de ser emitido e se encontra no MinC. O restauro visa ao resgate de parte da memória do bairro do Campeche, bem como contempla o local com a formação de um espaço de caráter multicultural de uso comunitário local e geral, abrigando exposição permanente doada pela instituição francesa Mémoire d’Aéropostale.

Olivier d’Agay visitará a exposição infanto-juvenil “O aviador e o pescador”, que se encontra no Museu Cruz e Sousa e da qual a Succession Saint-Exupéry foi a principal patrocinadora. Acompanhará a visita o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, apoiadora do projeto e responsável por sua itinerância pelo Estado de SC, que se inicia em 13 de fevereiro. Estarão presentes os apoiadores: Fernand Dufournier, diretor da Aliança Francesa de Florianópolis e membros da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Outro destaque é a visita à escola municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, do Campeche, para a qual está em andamento o projeto de ensino da língua francesa aos jovens. Trata-se de um projeto em estudo pela Fondation Saint-Exupéry pour la jeunesse, cuja missão é assegurar uma formação a jovens menos favorecidos, com ações no mundo todo. O projeto pretende que ensino de francês na escola do Campeche seja extracurricular, garantido pela Aliança Francesa de Florianópolis, mediante subvenção da Fondation. Os jovens formados poderão, ao final do curso, obter o diploma elementar de Língua Francesa (DELF e DELF júnior), reconhecido pela União Europeia e os que obtiverem melhores resultados realizarão uma viagem à França sob os traços de Saint-Exupéry. O projeto envolve a Fondation Saint-Exupéry, a Secretaria Municipal de Educação e a Aliança Francesa, todas essas entidades operando sem quaisquer fins lucrativos ou comercias, segundo os princípios da Fondation.

Uma segunda exposição celebrando a memória de Saint-Exupéry terá lugar nos dias 27,28 e 29 de janeiro. Trata-se do evento “Floripa Festival” (), que, no contexto de suas atividades culturais, homenageia Saint-Exupéry na Praia do Campeche (Riozinho) e recebe visita de Olivier d’Agay.
Dentro da agenda, a empresa Marcca Comunicação demonstrará um projeto de sua autoria para a elaboração do site “cidades-escalas”, que contempla a difusão de informações entre as cidades que foram escalas da Aéropostale, entre as quais Florianópolis, segundo o acordo recém-assinado em Toulouse, pela Prefeitura de Florianópolis. Por meio do acordo, as cidades visam ao tombamento material e imaterial do que foi a “Linha”, unindo os homens e percorrendo três continentes: Europa, África e América do sul. O site proposto pela Marcca se constitui numa “janela” que viabiliza a comunicação e as trocas culturais entre as cidades envolvidas.

O principal objetivo da visita oficial do senhor Olivier d’Agay é o conhecimento e o incentivo dos projetos locais envolvendo a memória de seu tio-avô, cuja obra-prima, o Pequeno Príncipe, denomina a principal avenida do bairro do Campeche e enseja ações que favoreçam o desenvolvimento humano, cultural, turístico e econômico da região.

Observação: toda a visita e agenda são coordenados pela representante da Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina, Mônica Cristina Corrêa (fone: 9629 5606).

Informações: www.zeperri.org

AGENDA

26/01

Manhã: Chegada de Olivier d’Agay a Florianópolis.
14:30 H – Visita turística ao sul da Ilha, reconhecimento dos locais históricos do Campeche.
17:30 H – Visita à exposição “O aviador e o pescador” no Palácio Cruz e Sousa, acompanhada do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura e apoiadores.
20:30 H – Jantar com autoridades de Florianópolis, oferecido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

27/01

10:30 H – Visita à empresa Marcca Comunicação para demonstração do projeto de site “cidades-escalas”, seguida de almoço.
15:00 H – Encontro com o superintendente do IPHAN, sr. Dalmo Vieira Filho, para entrega de cópia do documento de aprovação por este órgão ao projeto de restauro e revitalização do antigo casarão do Campeche (popote). O encontro se dará na sede do IPHAN, Praça Getúlio Vargas.
16:30 H – Visita à escola municipal do Campeche Brigadeiro Eduardo Gomes, acompanhado de membros da Secretaria Municipal de Educação.
18:00 H – Visita à exposição “De Saint-Exupéry a Zeperri” no Nature Festival.
19:00 H – encerramento das atividades oficiais.