O primeiro aeroporto de Florianópolis

A construção na orla da praia do Campeche, do aeroporto Adolpho Konder, onde se situa o antigo campo de aviação, foi notícia do jornal República em 29 de julho de 1928. De propriedade da Compagnie Générale Aéropostale o feito é anunciado como “afirmação cabal do desenvolvimento que vae tendo a aviação mundial”. Tido como mais uma importante ação pelo serviço aéreo no Brasil, a abertura do campo de pouso como fator determinante para abrir novas oportunidades de comunicação com o resto do país e “com as republicas do Prata e o continente europeu”¹.

Meses depois, a Compagnie Générale Aéropostale, por meio de seu representante no Brasil, Victor Vél entrega uma placa em bronze e carta ao então prefeito Heitor Blum, em agradecimento pelo término das obras do aeródromo de Florianópolis, bem como por sua diligência na conclusão das obras. A placa de bronze “symbolo da aviação” ficou exposta para a visitação pública na Relojoaria Galluf², de propriedade de Carlos Galluf, na Rua Felipe Schmidt, nº 13³.

¹Republica. Aeroporto Adolpho Konder. Florianópolis, 29 jul. 1928, p. 15. Disponível em Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional. Acesso em: 13 out. 2018
²Republica. Homenagem ao Sr. Prefeito Heitor Blum. Disponível em Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional. Acesso em: 13 out. 2018.
³Republica. Joalheria Galluf. Disponível em Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional. Acesso: 15 out. 2018.

Fonte: Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional.

Por Elisiana Trilha de Castro

Fale com a AMAB
contato@amab-zeperri.com
Publicado em 13/11/2018

Tags: , , ,